segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Cantar deixa a voz falada mais bonita?



Cantar deixa a voz falada mais bonita por inúmeros motivos e alguns deles você conhecerá comigo!

Alô, cantores e faladores, aqui é a profe Ka! Cantar e falar são atividades que, apesar de usarem o mesmo aparelho (aparelho fonador), são diferentes.


Ao cantar, a quantidade de notas que usamos geralmente é maior do que quando falamos, ou seja, dependendo da música, há necessidade de sairmos da nossa região de conforto da voz para regiões com agudos e graves que nem sempre usamos ao falar.


Também ao cantar, precisamos produzir os sons de forma organizada para formar a melodia de maneira afinada, resultando numa demanda maior de trabalho muscular. Na fala isso não acontece, pois esta organização não é rígida como quando cantamos, sendo possível permanecermos numa região de conforto, com pausas maiores entre uma respiração e outra.


Mas afinal…


Por que cantar deixa a voz falada mais bonita?

Porque exige mais da musculatura que produz a voz.


Podemos comparar com o seguinte exemplo: uma pessoa que costuma correr apenas na esteira simples e em casa, sabe que pode se machucar ao correr uma maratona, pois o preparo físico é diferente.


Maaas, uma pessoa que corre uma maratona, devido ao seu alto grau de condicionamento físico, não terá problema algum ao correr numa esteira de porte simples.

O cantor é o maratonista que, quando fala, está correndo na esteira simples.


Quando você deseja aprender a cantar e quer, como consequência, melhorar sua voz falada, é importante que valorize os seguintes pontos:


Respiração

Nas aulas de canto você poderá aprender algumas metodologias de respiração. As mais conhecidas e ensinadas são com foco no abdômen para frente (belly out), ou com foco no abdômen para trás e abertura das costelas (belly in).


Mas quem decidirá qual dessas duas metodologias é melhor para a fala é você, por isso, perceba e observe seu corpo.


Por exemplo, um professor que caminha falando precisa sentir o que é mais confortável pra ele, pois além do gasto energético com a respiração, também estará exercendo a atividade do caminhar.


Pode ser que prefira manter o abdômen para frente, pois é um recurso que acalma e é ideal para quem não pode se "atropelar" ao explicar um conteúdo, ou pode ser que prefira manter o abdômen para dentro e costelas abertas, para se sentir empoderado e passar esta informação de autoestima para sua classe.


A voz pode aumentar ou diminuir a potência conforme a metodologia, por isso é necessário testar e perceber.


Caso não conheça estas metodologias, acesse meu curso e aprenda hoje mesmo. Ou, se quiser, comece suas aulas particulares comigo, clique aqui.


Exercícios de respiração

A consciência da respiração é uma coisa, mas o condicionamento físico é outra. A consciência é a metodologia que você vai escolher (como descrito acima), mas é por meio de exercícios específicos que você terá resultados.


Os exercícios de respiração devem ser práticas diárias para quem deseja melhorar tanto o canto quanto a fala. Os mais utilizados são com as consoantes S, X e F.


Imagem de Quim Muns por Pixabay.


Entonação

No canto, usamos uma organização de notas que resulta na afinação da música. Porém, na fala não precisamos disso de igual maneira. Mas sim, precisamos entonar de forma convincente, de forma a despertar a atenção do nosso público.


Entonar é diferente de afinar. São usados recursos como pausas, volume, expressividade, entre outros. Vou marcar aqui uma explicação sobre entonação com muitos exemplos para você compreender melhor.


Identidade

Sua voz é seu reflexo, sua identidade. Se fecharmos os olhos e uma pessoa falar conosco, se conhecermos sua voz, saberemos quem é que está falando. Assim acontece também quando cantamos.


Ao ouvir uma música na rádio, se você lembrar da voz do cantor, já sabe quem é que está cantando. E isso nos leva para o próximo item: a interpretação.


Interpretação

É quando você dá vida para sua identidade (explicada acima), por meio de recursos técnicos, e se torna capaz de manipulá-la a favor do seu objetivo.


Observe um dublador de desenho animado: sua voz natural, sua identidade vocal precisa ceder espaço para a personalidade vocal do personagem que irá dublar. Os recursos técnicos são muito úteis e podem transformar uma voz comum na voz de um passarinho, um sapo, um pato, um príncipe e tantos outros.


Assim, ele estará interpretando a voz do personagem, ou seja, manipulando sua voz natural para manifestar esta outra.


Sobre a interpretação, quero dizer mais uma coisa: nem sempre você precisa ser um personagem, como no exemplo anterior. Às vezes você é um palestrante que deseja maior atenção de seu público.


Neste caso, observe se sua voz reflete as características da mensagem que deseja passar. Por exemplo, um palestrante que deseja passar uma mensagem de empoderamento ou autoajuda precisa utilizar a voz como recurso para transmitir o texto e "tocar" o coração, ou melhor dizendo, "gerar" a transformação que sua mensagem carrega.


Os arquétipos são ótimas formas de alterarmos a voz a favor da nossa mensagem. No meu curso eu ensino como usar os recursos vocais alinhados com um arquétipo, ou seja, com um modelo de personalidade. E é claro que, depois de todo este estudo, temos a confirmação de que cantar deixa a voz falada mais bonita.


Agora que você aprendeu que estudar canto pode melhorar sua voz falada, bora iniciar seus estudos?

Um abraço!


Karla Díbia (cantora e professora de canto)

Produtos: curso on-line, aulas particulares, eBooks.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhor lista de cantores e seus signos

Melhor lista de cantores e seus signos Fonte: a autora. Melhor lista de cantores e seus signos é uma lista que preparei com o máximo de can...