8 DICAS PARA DECORAR UMA MÚSICA
![]() |
Imagem de Omar Medina por Pixabay. |
Decorar uma música é possível para quem não tem boa memória? E quando temos um trabalho que exige a música decorada? Alô, meus cantores queridos, vou compartilhar as experiências que já fiz e que deram certo. Vamos lá!
DICA nº 1
Gostar da música que se pretende cantar ajuda muito. Quando cantamos apenas por obrigação devido a algum trabalho, é possível termos a sensação de que a música “não entra” na nossa cabeça.
Se este for seu caso, recomendo fortemente que encontre algo na música que você aprecie, por exemplo, uma linha instrumental, um trecho da letra, ou faça de conta… Encontre elementos musicais que te chamem atenção para você manter o foco.
DICA nº 2
Repetir até cansar. Eu sei que é clichê te orientar a repetir a música, mas de fato, é algo que pode ajudar. Quanto mais você cantar junto, mais vai internalizar. Abra a letra e se for preciso, imprima para acompanhar. Aos poucos, tire a letra da sua frente e perceba se está conseguindo se lembrar. Decorar uma música vai exigir um pouco de esforço, mas tenho certeza que você conseguira.
DICA nº 3
Desenhar à mão a linha melódica. Mesmo que você não saiba escrever partitura, desenhar linhas subindo e descendo eu tenho certeza que você consegue. Experimente fazer isso, caso a música tenha uma melodia difícil.
Vou compartilhar uma foto de um desenho que uso com meus alunos para você entender. Caso você conheça a letra da música da foto, experimente cantar junto e perceber a alteração entre subidas e descidas!
![]() |
Exemplo de desenho melódico do refrão da música Esperando na Janela. Fonte: a autora. |
DICA nº 4
Cante usando um playback ou karaoke, que muitas vezes pode ser encontrado em plataformas de vídeo. Assim você cria independência do cantor original. Se não conseguir de primeira, experimente mais vezes. Você consegue!
ALIÁS, se além de decorar a música você também deseja cantar bem, clique aqui e conheça um dos meus cursos on-line que te ajudarão a desenvolver sua voz em 4 semanas.
DICA nº 5
Cante com velocidades alteradas. Nas plataformas de vídeo, geralmente tem como aumentar e diminuir a velocidade da música. Use e abuse delas! E depois que sentiu ter decorado um pouco, tente aumentar e diminuir a velocidade sem o acompanhamento instrumental, ou seja, acapella.
Se você tiver um metrônomo, pode usá-lo para marcar o tempo. Esta é a forma que mais gosto e geralmente uso metrônomo on-line. Já consegui decorar uma música em apenas dois dias usando este método.
DICA nº 6
Pessoas que são acostumadas a dançar ou interpretar, como bailarinos e atores, podem achar interessante coreografar cada trecho da música com um determinado gesto. Os gestos, para algumas pessoas, podem ser uma ferramenta interessante para se decorar a mensagem e, por consequência, a letra.
DICA nº 7
Ouvir a música (e cantar junto) em horários muito diferentes, por exemplo, antes de dormir, no carro ou no ônibus, enquanto lava louças, no banho, etc. Você não estará totalmente concentrado em cantar, porém, permitirá que a música flua naturalmente pela sua rotina, internalizando-a.
DICA nº 8
Escreva a música muitas vezes. Este método é o que menos uso, pois os anteriores geralmente já me ajudam bastante, mas se você ainda se sentir inseguro, a escrita pode te fazer sentir que “domina” a música ou ainda, que tem ela “nas suas mãos”. Para nossa mente, estas analogias funcionam muito.
DICA BÔNUS!!
Veja agora como decorar uma música em outra língua! Bom, o mecanismo é o mesmo. Porém, quando você não domina o idioma que deseja cantar, pode ser útil escrever a letra da forma que você escuta. Estes métodos não são os melhores, mas solucionam na hora da necessidade.
Observe: no exemplo da palavra em inglês "paper" você escreveria "peiper", para pronunciá-la da maneira mais próxima do original.
Quando você não domina o idioma e, além disso, ele é composto por caracteres, por exemplo, como no idioma coreano (한글) pode ser necessário usar a romanização. Ela não é indicada para quem quer aprender o idioma, mas serve bem para "socorrer" os cantores que precisam cantar e não conhecem os caracteres.
Se você experimentar alguma dessas dicas e conseguir decorar uma música, me deixe saber nos comentários! E se tiver alguma dica para compartilhar, será muito bem vinda também. Espero que todos que passem por este artigo consigam aprender e cantar cada vez melhor!
Abração!
Karla Díbia (cantora e professora de canto).
Produtos: curso on-line, aulas particulares, eBooks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário